É o processo de transferência de propriedade do veículo iniciado de forma online, no qual a etapa presencial é necessária apenas para a realização da vistoria veicular. Caso todos os requisitos sejam atendidos, o novo documento é emitido exclusivamente em formato digital, sem filas e sem necessidade de papelada.
A transferência digital pode ser realizada pelo proprietário do veículo pessoa física ou por pessoa jurídica cujo quadro societário tenha apenas um sócio administrador;
O serviço digital está disponível exclusivamente para veículos da categoria particular registrados no Detran Alagoas.
Para utilizar o serviço, é necessário:
Para maiores informações contacte Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas por telefone (82) 2140-0615 ou (82) 3512-4140 (06:00 às 18:00) de Segunda a Sexta ou por email detran@detran.al.gov.br
Tempo Máximo: 10 dias
Informações:
A variação de tempo para a emissão do documento, dependerá do tempo para realização da vistoria.
Por meio do site do Detran-AL, no endereço https://mais.detran.al.gov.br/api/login, vendedor e comprador deverão solicitar a emissão da ATPV-e, conferir os dados de endereço, realizar o reconhecimento facial, registrar a intenção de venda e comunicar a venda ao Detran.
Possuir conta gov.br com selo Prata ou Ouro
No ambiente logado, disponível em https://mais.detran.al.gov.br/api/login, emita a guia de transferência/vistoria, realize o pagamento e, após a compensação, efetue o agendamento da vistoria do veículo.
R$432,36
No dia e hora agendados, compareça ao local para realização da vistoria.
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV-e;
CNH do condutor.
Se tudo estiver correto, a transferência será concluída automaticamente e o novo documento ficará disponível no ambiente digital.
Quem não pode usar o serviço digital?
Não podem utilizar a transferência digital:
Como funciona para Pessoa Física e Pessoa Jurídica?
O serviço digital de transferência pode ser utilizado tanto por Pessoa Física quanto por Pessoa Jurídica, desde que atendam aos critérios abaixo:
Pessoa Física (PF)
Pode utilizar o serviço digital normalmente, desde que cumpra os requisitos gerais, como:
Pessoa Jurídica (PJ) com sócio administrador único
Empresas também podem realizar a transferência digital desde que tenham um único sócio administrador cadastrado perante a Receita Federal do Brasil. Nesses casos:
Importante: Empresas com mais de um sócio administrador ainda não podem utilizar a transferência digital e devem realizar o processo presencialmente em uma unidade do Detran/AL.
Este serviço tem custos para o solicitante
R$432,36