Componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, à sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências (Portaria 1.010, de 21 de maio de 2012).O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Toda população;
Cidadãos que necessitem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Em situações de urgência e emergência médica, quando há risco imediato à vida ou quando o socorro rápido pode evitar complicações graves.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
Menor tempo resposta.
Sistema telefônico gratuito vinculado a uma Central de Regulação de Urgências e Emergências.
O cidadão deve ligar para o 192 relatando qual a ocorrência, enquanto esperar o socorro já vai recebendo orientações medicas pelo telefone
O serviço é gratuito, acessado pelo número "192", funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências.
Não necessario
TELEFONE: Entrar em contato telefone 192
Atua no primeiro contato telefônico com quem solicita atendimento de emergência, coletando informações iniciais e direcionando a ligação para o médico regulador. O TARM é fundamental para a organização do fluxo de atendimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), filtrando e classificando as chamadas para garantir que os casos mais urgentes recebam prioridade.
TELEFONE: Entrar em contato telefone 192
O médico regulador, após julgar cada caso, define a resposta mais adequada, seja um
conselho médico, o envio de uma equipe de atendimento ao local da ocorrência ou
ainda o acionamento de múltiplos meios.
TELEFONE: Serviço público de emergência médica pré-hospitalar disponível em todo o Brasil, que pode ser acionado gratuitamente.
samu192@saude.al.gov.br
(82)3315-1173
Observação: cada etapa do serviços e descrição da etapa deve informada individualmente (por exemplo: Etapa 1 – cadastramento do paciente. Etapa 2 – classificação de risco. Etapa 3 – atendimento médico)
Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.
O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.
Portaria GM/MS nº 1.997, de 24 de novembro de 2023
Altera as Portarias de Consolidação GM/MS nº 3 e nº 6, de 28 de setembro de 2017, para tratar da habilitação, da homologação e do financiamento dos serviços da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
PORTARIA Nº 2.657/GM, de 16 de dezembro de 2004.
Estabelece as atribuições das centrais de regulação médica de urgências e o dimensionamento técnico para a estruturação e operacionalização das Centrais SAMU-192.
Este serviço não tem custos para o solicitante